10 MOTIVOS PARA VISITAR A GRÃ-BRETANHA

1. Londres, capital do mundo

Londres é uma cidade vibrante e multicultural, fundada há 2 mil anos. Uma capital global que dita tendências e se reinventa com a mesma intensidade com que fortalece sua história; e é neste contraste entre o histórico e o novo que a capital arrebata corações.

Alguns dos melhores museus do mundo estão aqui, e são gratuitos. Londres possui 4 patrimônios da humanidade, restaurantes premiados e galerias de arte fantásticas. O metrô (inventado aqui) continua funcionando e te leva para qualquer lugar. Mas bom mesmo é sair a pé, descobrindo cada cantinho da cidade! Com 47% de área verde (sim, tudo isso) Londres tem parques adoráveis. Isso sem contar as atrações ligadas à Família Real, ou ícones como Big Ben e Tower Bridge. Enfim, a lista de atrações é interminável.

2. É muito fácil ir de Londres para outras cidades

Londres é incrível. Mas o resto da Grã-Bretanha também é! A malha ferroviária é fantástica e cobre toda a ilha. Do centro de Londres, por exemplo, você pega um trem até Liverpool, Cambridge, Oxford ou dezenas de outras cidades britânicas, com a maior facilidade. Pode pegar o trem que segue a costa leste da Inglaterra e ir até Edimburgo, capital da Escócia. De Edimburgo pode ir até as Terras Altas à procura do monstro do lago Ness, em Inverness. E por aí vai! Tudo rápido, prático, confortável… e admirando a paisagem!

3. É para todos os públicos

A Grã-Bretanha não tem um rótulo; ao visitá-la você perceberá que nas ruas, nos museus, nos castelos e nos vilarejos está o mochileiro, o casal em lua-de-mel, a família com crianças pequenas e a excursão da melhor idade. Todos aqui encontram um elemento de descoberta, de expansão e de diversão.

4. A gastronomia é surpreendente

A culinária britânica passou por uma grande revolução nos últimos 20 anos e hoje figura com destaque na gastronomia mundial. Além de alguns dos melhores restaurantes do mundo e de celebrity chefs como Jamie Oliver e Gordon Ramsay, há os deliciosos gastropubs. E saindo de Londres há verdadeiras delícias regionais da Grã-Bretanha, do salmão escocês ao pastel de Cornwall. Uma coisa é certa: você vai se surpreender. Há muito mais que Fish & Chips na terra da Rainha!

5. Há 26 patrimônios da humanidade

De Stonehenge à costa Jurássica, da Torre de Londres a ruelas medievais em Edimburgo; a Grã-Bretanha conta com 26 lugares listados como Patrimônio Mundial da UNESCO. São monumentos pré-históricos, catedrais, navios e até cidades inteiras. Isso porque a ilha é pequena – mais ou menos do tamanho do estado de São Paulo. É muita história para contar.

6. Pode ser visitada o ano todo

Não há grandes extremos de temperatura na Grã-Bretanha, e todas as estações do ano ganham um charme especial. No verão as cidades fervilham com festivais e programas ao ar livre. Na primavera os parques e jardins esplendorosos (uma paixão dos britânicos) enchem os olhos e alegram a alma. No outono, uma explosão de cores e ruas cobertas de folhas alaranjadas. O inverno é a estação da magia – difícil não se encantar com os palácios iluminados, as atrações especiais de Natal e as paisagens cobertas de neve na Escócia.

7. É ótimo para compras

A movimentada Oxford Street em Londres é o destino favorito dos europeus para compras – por aí você já entende do que estamos falando. Marcas de luxo, lojas de departamento, outlets, a maior loja de brinquedos do mundo, brechós e feiras de designers independentes são só o começo. Muitas vezes encontramos as mesmas lojas, com preços melhores em Edimburgo, Cardiff, Leeds e tantas outras cidades britânicas. E antes de ir embora, você pode pedir um reembolso do imposto pago (é o tax refund).

8. Há pubs por toda a parte

Os pubs fazem parte da rotina dos britânicos. Seja em Londres, seja na mais remota ilha da Escócia, todos se reúnem no final do dia em um pub. Entre uma pint e outra, é assim que eles relaxam e socializam, antes de ir para casa. E este é um hábito que existe desde a Idade Média! Para os turistas há até excursões dos pubs mais famosos, já que a maior parte deles tem muita história para contar. Principalmente nas cidades pequenas!

9. Há milhares de castelos, ruínas e palácios

Segundo estimativas a Grã-Bretanha chegou a abrigar cerca de 5 mil castelos em seu território. Grande parte construções históricas está hoje em ruínas, mas centenas delas resistiram ao tempo como verdadeiras fortalezas medievais. Muitas outras ainda são o lar de membros da aristocracia. Seja na Inglaterra, no País de Gales ou na Escócia, há uma infinidade de castelos e palácios extraordinários a serem visitados.

10. Inventou coisas que você nem imaginava

O queijo cheddar foi inventado nas cavernas de Cheddar Gorge, Inglaterra, e em nada se parece com a massa alaranjada dos fast foods. Ao visitar o vilarejo de Cheddar você conhecerá o verdadeiro sabor do queijo cheddar, que se tornou o mais consumido da Inglaterra. Aproveite para conhecer também a cidade de Sandwich, em Kent, onde viveu o lorde que popularizou o sanduíche. Por fim dê um pulinho na cidade de Rugby e conheça a história do garoto que decidiu jogar futebol com as mãos e acabou criando um novo esporte.