10 PASSEIOS GRATUITOS E IMPERDÍVEIS EM LONDRES

 

IR DA TOWER BRIDGE ATÉ A LONDON EYE
A caminhada mais icônica de Londres e um programa que deve ser prioridade na sua lista, principalmente se for a primeira vez por lá, ou mesmo se tiver pouco tempo na cidade. Atravesse a Tower Bridge (lado norte para lado sul) e caminhe pelo lado sul (com o rio Tâmisa a sua direita). Você passará pelo prédio da prefeitura de Londres, o teatro Shakespeare Globe, Tate Modern, The Shard, Millennium Bridge, Borough Market, Southbank Centre, até chegar na London Eye. Desfrute também do skyline da cidade no outro lado do rio. O toque final especial é a vista do Big Ben e do Parlamento a partir da Westminster Bridge, onde termina o passeio. Este trajeto leva aproximadamente 45 minutos a 1 hora.

TER UMA VISÃO AMPLA DE LONDRES
A maior parte de Londres é plana e com arranha céus em algumas regiões especificas, sendo assim não é difícil encontrar lugares para ver a cidade do alto sem gastar nada. O último andar da nova ala da Tate Modern é um desses lugares, assim como a varanda do último andar do Royal Festival Hall no Southbank Centre (em ambos é só entrar, pegar o elevador ou subir as escadas.) Também tem o Sky Garden, em plena região da City, que disponibiliza uma bela vista, mas é necessário fazer reserva. A parte alta do Greenwich Park e de Primrose Hill (parques um pouco afastados do centro, mas que valem a pena a visita) também são ótimos pontos para fotografar e apreciar o skyline londrino.

PASSEIOS PELOS PARQUES
Há boatos de  que Londres é uma cidade sem cor, mas o que poucos sabem é que 47% do local é dominado por áreas verdes. Dentre elas existem centenas de praças, parques, e jardins que são espaços aproveitados livremente por todos. Não deixe de aproveitar alguns momentos nos parques para relaxar, aproveitar e se divertir de diversas formas pois possuem diversas atrações, como playground infantil, lagos e pedalinhos e até piscinas! Os nativos aproveitam os parques independentemente da temperatura. Assim conseguem fugir do estresse do dia a dia, fazer exercício, almoçar, encontrar amigos ou simplesmente respirar ar fresco, observar a vida selvagem e caminhar entre as árvores. Alguns dos parques mais centrais: Hyde Park, Kensington Gardens, Regent’s Park, Green Park e St James’s Park.

CAMINHAR POR COVENT GARDEN
O coração de Covent Garden é a Piazza (um centro comercial coberto cheio de lojas e restaurantes) e não necessariamente você precisa comprar algo ali para se encantar pelo lugar. Covent Garden é o tipo de lugar que sempre tem gente e artistas de rua fazendo performances, faça chuva, faça sol, faça neve. A Piazza é charmosa, bem cuidada e é um ótimo ponto para parar para um descanso ou marcar de encontrar amigos (e a decoração de Natal costuma ser uma das mais bonitas de Londres). Ao lado da Piazza ficam o London Transport Museum e a Royal Opera House, para quem pode fazer um passeio mais demorado…

CAMDEN TOWN
Um famoso bairro dos punks de Londres ainda retém sua atmosfera “rebelde”, o que pode ser visto nas fachadas de algumas lojas e no eclético mix de produtos vendidos nos mercados. Saindo da estação de Camden Town, vire à direita e caminhe até o Stables Market, que é um verdadeiro labirinto de lojas e barracas de comida (se você gostar de alguma coisa, compre na hora pois é difícil encontrar exatamente o mesmo lugar depois). Logo antes de chegar nesse mercado você atravessará uma ponte que passa por cima do Regent’s Canal – e há chances de ver um barquinho passando por ali!

CONHECER MUSEUS E OBRAS FAMOSAS
Picasso?  Monet? Rothko?  Turner? Van Gogh?  Sim e sim! Em Londres, você tem a oportunidade de ver todas as obras de todos esses artistas sem pagar nada. Os maiores e mais famosos museus da cidade como National Gallery, Tate Modern, Tate Britain, Victoria & Albert, British Museum tem entrada gratuita para as coleções permanentes. Todos eles abrem diariamente (geralmente fecham apenas entre os dias 24 e 26 de dezembro), não tem fila para entrar e oferecem uma vasta programação também para crianças. Mas, se você quer passear pelas galerias desses museus de forma mais intimista, informe-se sobre as datas nas quais eles abrem a noite e organizam pequenas festas, apenas para maiores de 18 anos.

PORTOBELLO ROAD
A rua mais famosa de Notting Hill, graças ao mercado que acontece aos sábados, mas ela vai muito além da famosa porta azul. Da estação de Notting Hill Gate até seu fim, na altura da Golborne Road, você vai encontrar casinhas coloridas, barracas e lojas de antiguidades e roupas, muitos restaurantes e até barracas de frutas e verduras (como em uma feira de rua brasileira). Vale a pena também entrar nas ruas adjacentes para descobrir um Notting Hill mais residencial, que parece alheio aos milhares de turistas que cruzam a Portobello Road todos os finais de semana.

IR ATÉ A RUA MAIS FAMOSA DE LONDRES – ABBEY ROAD
Que tal reproduzir a capa do disco dos Beatles? Lançado em 1969, transformou um tranquilo cruzamento em uma área residencial em um dos lugares mais visitados de Londres. Isso porque esse é o cruzamento onde foi feita a foto que estampa a capa (bem em frente ao Abbey Road Studios). Para chegar lá, basta pegar o metrô (Jubilee Line) até a estação St Jonh’s Wood e andar reto pela Grove End Road por 5 minutos. É impossível se perder, já que certamente você não será a única pessoa visitando o cruzamento! Pode atravessar a rua tranquilamente, pois os carros são obrigados a esperar a passagem dos pedestres (há dois postes com uma “bola” laranja piscante, uma em cada lado da rua, que sinalizam preferência para pedestres), mas não esqueça de respeitar quem está esperando para atravessar há mais tempo.

IR DO O PALÁCIO DE BUCKINGHAM A TRAFALGAR SQUARE
A avenida The Mall conecta o Palácio de Buckingham (que invariavelmente entra no roteiro de quem visita Londres pela primeira vez) com a Trafalgar Square, que muita gente considera ser o coração de Londres. É um passeio agradável, de pouco mais de 1.5km, que passa ao lado do St James’s Park e proporciona enquadramentos lindos para fotografia. Você passará também em frente ao Institute for Contemporary Arts e pela estátua do Rei George VI (pai da Rainha Elizabeth)

SENTIR O BURBURINHO DA PICCADILLY CIRCUS
Os imensos outdoors luminosos da Piccadilly Circus e a estátua de Eros são cartões postais de Londres, e essa parte da cidade está sempre lotada (de carros e pedestres!). É o tipo de lugar que faz você pensar “estou em Londres mesmo!” e apesar de não ter nenhuma grande atração para ser visitada por ali, esse imenso cruzamento é icônico por si só. Da Piccadilly Circus se tem acesso a diferentes regiões de Londres: Mayfair, Soho, Leicester Square, Chinatown e Westminster. E vale ressaltar: a Regent Street, uma das principais ruas de compras da cidade, começa ali!