CONHEÇA BILBAO

Bilbao se localiza no coração do País Basco. Famosa por abrigar o Guggenheim Museum,mas tem muito mais para mostrar. Esta cidade portuária conseguiu se reinventar e hoje é um destino reconhecido pela arte e gastronomia.

PORQUE BILBAO?

Bilbao ganhou o prêmio de melhor cidade europeia em 2018, devido à sua impressionante arquitetura, gastronomia, arte e cultura.

Guggenheim Museu um dos mais famosos museus de arte contemporânea do mundo foi projetada pelo arquiteto canadense Frank O. Gehry, onde ele convida-o a sua magnífica arquitetura do lado de fora, e contemplar a obra de arte icónica em seu interior. Quando foi inaugurado em 1997, poucos poderiam imaginar o incrível impacto que este museu teria na cidade de Bilbao. A espetacular obra do arquiteto Frank Gehry colocou Bilbao no mapa turístico da Espanha e alavancou a revitalização de uma cidade cuja oferta turística cresceu muito além do museu que deu fama à cidade. Dê a volta ao redor do museu e se maravilhe com os efeitos que a luz produz nas chapas de titânio que revestem a parte exterior do edifício. Nos arrededores do museu também estão várias obras de arte, entre as quais se destaca Puppy, apelido dado pelos cidadãos de Bilbao ao gigantesco cachorro coberto por flores.

Ponte Vizcaya foi inaugurada em 1893 para ligar as cidades de Getxo e Portugalete, na grande Bilbao. A ponte pênsil tem características únicas que fizeram com que fosse declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, em 2006. O fato se deve por ser uma das construções de ferro mais destacadas do seu período e pelo uso inovador dos cabos de aço. A partir da base da ponte, que fica no lado do município de Portugalete, é um passeio gostoso de 15 minutos até Santurce , uma cidade com uma longa tradição pesqueira. Não deixe de experimentar as sardinhas que deram fama à cidade!

Casco Viejo, uma área animada e vibrante em Bilbao com mais de 500 anos de história. É o centro histórico da cidade, organizado ao redor das 7 calles, 7 ruas paralelas entre a catedral e o rio. A maioria das ruas do Casco Viejo são exclusivamente para pedestres, e se perder por elas é uma delícia. O Casco Viejo é um ótimo lugar para experimentar a culinária local. Entre os destaques do bairro, a Catedral de Santiago , o Mercado de la Ribera  e a Plaza Nueva .

Pintxos, os tira-gostos com palito, são o eixo da cultura culinária de Bilbao. Com tempo bom ou com tempo ruim, as ruas e os bares de Bilbao ficam repletos de moradores e visitantes, que se reunem em torno aos pintxoszuritos (pequenos copos de cerveja) ou txiquitos (pequenos copos de vinho). Existe uma grande concorrência entre bares para apresentar os melhores pintxos. Se você for para Bilbao, vai querer txikitear, o verbo que descreve a ação de ir de um bar a outro, bebendo um vinho e experimentado um pintxo em cada um deles. Algumas regiões destacadas para a prática do txikiteo são a Calle Ledesma ou o Casco Viejo, especialmente a Plaza Nueva .