Croácia

 

 

 

…e Zagreb, sua capital!

 

Em pouco tempo, as memórias e o sofrimento da guerra foram esquecidos e povo se entregou à reconstrução da “Jóia do Adriático”.

A Croácia fica no sul da Europa no lado leste do Mar Adriático, ao leste da Itália.

As áreas litorâneas da Croácia tem uma mistura do charme do leste da Europa com o Mediterrâneo.

Muita história e natureza como DUBROVNIC, patrimônio Mundial pela Unesco e os lagos Plitvice, um dos principais parques nacionais da Croácia e Patrimônio Natural da UNESCO.

 

Zagreb, sua capital, abriga vários museus, galerias e monumentos. Tem ares ‘orientais’. O ritmo das pessoas nas ruas é vagaroso. Nos restaurantes, come-se devagar e também não há pressa para saborear o café. No centro, onde há prédios baixos com arquitetura do século XIX, não circula ônibus, somente os trams (uma espécie de bonde) que remetem aos anos 50. Os jardins de Zagreb são tão bem cuidados e as ruas tão limpas que o visitante tem a impressão de estar numa espécie de cenário de filme. A cidade está dividida em cidade alta e baixa.

 

 

Cidade alta: Considerada um museu a céu aberto, aqui estão os principais museus, atrações históricas.

 

- Igreja de St. Mark (Crkva Sv Marka) – Foi construída em 1334 em estilo gótico, na fundação romana. Em 1882 foram colocados emblemas coloridos em seu telhado, referente a símbolos da Croácia, Dalmácia, Slavonia e Zagreb. Estes emblemas se tornaram a marca de Zagreb.

 

- Parlamento – Localizado do lado esquerdo de praça de St. Mark, a construção é em estilo neoclássico de 1910 e é o centro da política croata.

 

- Catedral de St. Stephen – É dedicada à ascensão de Virgem Maria e aos santos Stephen e Ladislav. Este é o monumento mais importante e a maior igreja de Zagreb. Foi destruída no terremoto de 1880, e hoje tem o estilo neogótico, após sua reconstrução em 1902. A Catedral possui 5 sinos e diversas esculturas e pinturas croatas valiosas.

 

Em frente à Catedral há uma praça com uma fonte dedicada a Virgem Maria no topo de um pilar, rodeada por 4 anjos.

 

 

Cidade baixa:

 

- Praça Josip Jelacic – Ilica é a principal avenida da cidade, que possui muitas lojas, boutique, bistrô, restaurantes e cafés, esta avenida que divide a cidade alta da cidade baixa. Nesta região circulam apenas pedestres e os trams.

 

- Teatro Nacional (Narodino Kazaliste u Zagrebu) – Em uma construção imponente de 1840, o teatro recebe as principais peças em cartaz da cidade.

 

- Museu de Mimara – Conhecido como ‘o Pequeno Prado’ em referência ao museu espanhol, possui uma impressionante coleção de peças chinesas e quadros de Renoir, Rembrandt, Rubens, entre outros.

 

- Montanha Sljeme – É o ponto mais alto da cidade, com 1033m. É ideal para esquiar.

 

 

 

Arredores de Zagreb

 

- Plitvice National Park – As belezas mais incríveis que se encontram no parque estão onde passa o rio Korana, que criou um grupo de 16 pequenos e grandes lagos. Ao longo da formação calcária as águas correm dos lagos mais altos para os mais baixos e criam cenários de tirar o fôlego. A região possui também cachoeiras, grutas, cavernas, fauna e flora peculiares que colocaram o parque na lista de patrimônios naturais da UNESCO desde 1979.

 

- Castelo Trakoscan – Localizado a 80km de Zagreb (aproximadamente 1h30), o castelo foi construído no século 13 e servia como um pequeno forte para proteger Zagreb. Hoje é usado como museu que preserva  móveis e objetos originais, além de uma importante coleção antropológica.

 

 

 

Hotéis, nossa seleção dos melhores!

 

Regent Esplanade (www.theregentzagreb.com)  de luxo, localizado no centro da cidade, próximo aos principais pontos de interesse da cidade.

 

The Westin Zagreb (www.westinzagreb.com) categoria primeira, localizado em uma área verde do centro histórico, ao lado do Museu Mimara.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.