Turquia – Istambul

 

 

 

O aeroporto de Istambul é um dos maiores e mais modernos da Europa. Fica situado 25 km a oeste.

Táxis são baratos e cobram pelo taxímetro. Caminhar é uma boa opção para conhecer a cidade de perto, mas procure levar um bom mapa

Mesquitas fecham nas horas de oração

Esta é uma cidade de contrastes, começando por suas inúmeras e belíssimas mesquitas, e por uma sociedade ainda machista, com homens passeando de mãos dadas, mulheres com o corpo e rosto envolto em véus, lado a lado com jovens vestidas com típicas roupas ocidentais. Um pouco confusa, algo agitada, bastante religiosa e totalmente surpreendente, Istambul é um lugar cheio de revelações. É um daqueles destinos que a gente escolhe quando procura algo bem diferente.

*Basílica de Santa Sofia, uma das maiores realizações arquitetônicas de todos os tempos. Inaugurada como igreja católica no ano 537, após a tomada da cidade pelos Otomanos, ela foi convertida em mesquita  e teve quatro minaretes construídos ao lado. Quanto maior o número de minaretes, maior a importância da mesquita. Cinco vezes ao dia, os religiosos faziam orações no topo destes minaretes. Hoje as orações continuam sendo ouvidas em toda cidade, mas são transmitidas por alto-falantes. 98% da população Turca é de religião islâmica. Atualmente, Santa Sofia é um Museu

 *O Grande Bazar existe há séculos e é imperdível. Lembrando um labirinto sem fim, ele mais parece cenário de filme das Arabias. Lá encontra-se de tudo, tapetes aos milhares, jóias de ouro e prata, artesanato, alimentos, temperos,  perfumes, roupas, cerâmicas, narguilés de todos os tamanhos, e lembranças para todo mundo da família

Para comprar jóias , na  rua do Grande Bazar KALPAKÇILAR  BASI CADESSI, jóias são vendidas por peso, com pequeno acréscimo pelo trabalho do joalheiro, em geral de boa qualidade.

*Banho turco .VALE a PENA …Quer agora um programa diferente? Experimente um banho turco (Hamam), uma das mais antigas tradições do país. Consiste numa sauna a vapor intercalada com revigorantes massagens. Os massagistas tem fama de torcer cada músculo dos clientes, mas o resultado final é muito relaxante.  BANHOS CAGALOGLU Prof Kazim Ismail Gurkan Cadessi 34 , construidos em 1741

Um dos melhores banhos turcos em Istambul

  1. Ayasofya Hurrem Sultan Hamami, perto Mesquita Santa Sofia!
  2. Endereço: Cankurtaran Mah., Bab-ı Hümayum Cd No:1, Sultanahmet/İstanbul, Turkey

*Mercado das especiarias ou mercado Egipcio , MARAVILHOSO, principalmente para gourmets

*Não deixe de visitar o Museu Arqueológico (Arkeoloji Müzesi), onde estão relíquias de todas as partes do império Otomano. Merecem destaque:

-Sarcófago de Alexandre o Grande ,túmulo de mármore séc.4 A.C., recoberto de fabulosos  relevos, supõe-se que tenha sido construído para  o rei Abdalônimo, de Sídon. Tem este nome pq mostra  a vitória de Alexandre o Grande sobre os persas

-Tratado de Kadesh (onde estão gravados os termos do tratado de paz firmado entre egípcios e Hititas, no ano 1269AC), relíquias de 3000AC da cidade de Tróia e objetos diversos das civilizações de Anatólia, Trácia e Bizâncio.  

 -Mihrab de Karaman, decorado com azulejos, este veio de Karaman que foi capital do estado de Karamanid de 1256 a 1483.É a + importante relíquia artística daquela cultura.

*Mesquita Azul, a principal da cidade. Azul em função da cor dos azulejos de Iznik no seu interior.Para entrar numa delas é necessário tirar os sapatos. Geralmente são distribuídos na entrada sacos plásticos para colocar nos pés, e sacolas para levar os sapatos, que devem ser devolvidas na saída. Mulheres devem evitar roupas decotadas ou ombros de fora. Para aquelas que estejam vestidas assim são distribuídos xales para colocar nas costas. Também é usual cobrir a cabeça com um lenço, em sinal de respeito à fé muçulmana. No interior da mesquita, há um local delimitando a área de orações apenas a quem realmente deseja rezar. Lembre que além de atração turística, esta é uma casa de orações, por isso o silêncio é recomendável. Mulheres muçulmanas fazem suas orações separadas dos homens, num setor situado nos fundos da mesquita. Ao sair, não esqueça de fazer uma doação àquela casa religiosa, o que sempre é bem vindo como sinal de gentileza e respeito.

*Palácio Topkapi, residência dos antigos sultões turcos. A área do palácio é formada por uma sucessão de pavilhões, pátios e jardins, onde estão trajes imperiais e tesouros de encher os olhos e imaginação. O ponto mais famoso do palácio é o Harém, onde foi batida a foto ao lado. Um sultão podia ter mais de mil mulheres, e elas viviam todas no Harém. Além do sultão, os únicos homens que podiam entrar no Harém eram os eunucos, escravos castrados que atendiam às mulheres. Ser eunuco era ter um bom emprego e algumas famílias preparavam seus filhos desde pequenos para esta função.

 *Torre de Gálata (Galata Kulesi), a construção mais alta da cidade. Ela está situada bem no centro de um labirinto de ruas, na região de Beyoglu. Construída em 1348, ela fazia parte das antigas fortificações da cidade. Hoje é mais uma atração turística, e principalmente, o melhor ponto de observação para quem quer ver Istambul de cima. Chega-se ao topo por um elevador, e à noite o restaurante do último andar apresenta shows com danças típicas e pratos regionais. Quando estávamos lá em cima os relógio marcavam 13 horas, um dos momentos de oração na cidade, assim pudemos ouvir preces simultâneas, vindas de mesquitas em todas direções. Outro bom local para assistir danças típica é no Mosteiro Mevlevi. Nele os famosos dançarinos Dervixes Rodopiantes fazem apresentações no último domingo de cada mês.

*Cisterna da Basílica (Yerebatan Saray). É um enorme reservatório subterrâneo de água, construído pelos Bizantinos no ano 532 para abastecer o palácio, e sustentado por 336 colunas de 8 metros de altura. Visite o trecho onde está representada a cabeça da Medusa, local de um santuário de ninfas aquáticas e passe no pequeno restaurante iluminado a velas existente dentro da cisterna. É o melhor lugar para se pedir um chá e apreciar com calma toda a beleza daquele ambiente.  Veja outro trecho deste reservatório subterrêneo clicando em Cisterna.

*Palácio Dolmabahçe  End:Dolmabahçe Cadessi Besiktas Pontos altos : Banheiro principal, paredes revestidas de alabastro , torneiras e prata maçiça, escadaria e cristal, aparente fragilidade encanta, feita de cristal Baccarat  e bronze  com corrimão de Mogno encerado.Salão Cerimonialonde está o lustre mais pesado do mundo

*Mesquita de Suleiman  Prof Siddik Sami Onar Cadessi

*Ex-igreja de São Salvador em Chora End :Kariye  Camii  Sok , Edirnekapi .Os afrescos bizantinos e mosaicos mais belos que se tem conhecimento.

RESTAURANTES

***não deixem de comer  Tortinha de cereja , principalmente nas lojas de fast food!!!

Mikla

Mikla chef Mehmet Gürs’, este chef tem duipla nacionalidade turco e escandinavo  , influenciando   o  criativo cardápio do restaurante .

Aberto desde 2005, um dos melhores restaurantes de  Istambul .

Restaurante com  excelente menu de vinhos e uma vista maravilhosa da cidade iluminada pelas mesquitas. drinks.

Endereço:Mesrutiyet Caddesi No. 15, Beyoglu; +90 212 293 56 56

KONYALI,  para almoço Palacio Topkapi – Inaugurado em 1897, é um marco gastronômico  Excelente comida e vista maravilhosa.

CENNET, muito típico, muito legal.  End: Divanyolu Cadessi 90, Çemberlitas

Pratos como manti, raviolis recheados de carne, gozleme são panquecas recheadas e BOREK, massa frita saborosa recheada de carne moída, espinafre ou queijo com ervas.

As cozinheiras preparam  os pratos de masa  na frente do cliente e os garçons usam coletes bordados e chapéus vermalhos otomanos

SULTANAHMET KOFTECISI End Divanyolu Cadessi  12A | Inaugurado em 1920 |Famoso pelo KOFTE, almondega, PIYAZ, favas com molho  vinagrete e PILAV,  arroz

Típica Lokanta , local simples que oferece vários pratos. Tornou-se tão popular que outros restaurante da rua imitaram seu nome.

SUMENGEN
Restaurante do hotel de vocês.Acolhedor e com vista para o mar de Marmara.,

Prepara mezes frias, massa recheadas de queijo e carne e pratos internacionais.

TURKISTAN ASEVI

END Tavukhane Sok 36, Sultanahmet| Antiga casa otomana, decorado com belos tapetes e tecidos, bandejas de latão que servem de mesas e sofás baixos.

Pede-se que os cliente tiem os sapatos  e usem chinelos. Atrações do cardapio raviolis e  e gozleme e baklava de sobremesa.

Serve uma sopa fria de iogurte,  grão de bico e menta  referescante. Não serve bebida alcoolica.

RAMI

End:Utangaç  Sok 6 ,  Sultanahmet | Nome em homenagem pintos impressionista  Rami Uluer .

Restaurante pertence ao filho deste pintor instalado em casa de madeira restaurada , considerado um dos mais bonitos do bairro.

Especialidade BUNKAR BEGENDI, carne com molho de beringela e pratos ao forno servidos em cumbucas de cerâmica..

No jantar dá para ver o show de luz e som  na Mesquita  Azul.

*PANDELI, popular imperdivel | Um dos restaurantes mais antigos de Istambul, praticamente uma instituição

Situado no Bazar das Especiarias , interior decorado com azulejos azuis, como a Mesquita Azul.

BOREK KAGITTA LEVREK, robalo cozido em papel manteigade beringela,KILIÇ  SIS, peixe espada no espeto

HACI BABA

Istklal Cadessi 49, Beyoglu| Lokanta popular, ponto alto BUNKAR BEGENDI, carne com molho de beringela, ELHASAN TAVA, carne assada no forno  e  IMAM BAYILDi, beringela recheada co tomate e cebola.

Os clientes podem escolher os pratos olhando  atrás de um balcão de vidro. Interior sem graça, mas terraço  charmoso.

TUGRA
Somente para jantar. Para uma ocasião especial, tudo maravilhoso  .Só o hotel , já vale a ida a este restaurante.

END:

Çiragan Cad 84, Besiktas, 80700|

No

Çiragan Palace Hotel Kempinski Istanbul

   

LEB-I DERYA
Em rua perto da  Istiklal Caddesi, bar para happy hour, perto da rua mais movimentada de Istambul.
Kumbaraci Yokusu 115/7, Tünel, Beyoglu

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.