Brasil – Trancoso

 

 

 

O que ver e fazer

Durante o dia, o programa é curtir as praias de Trancoso e apostar nas caminhadas que levam às vilas vizinhas, como Arraial d´Ajuda e Espelho. Depois que o sol se põe todos os caminhos levam ao Quadrado, o centro do povoado e local perfeito para comer, beber, comprar, jogar conversa fora ou apenas sentar embaixo de uma amendoeira e conferir o movimento, que se estende até à noite.

 

Quadrado

O centro da vila é tão famoso quanto as praias da região. A praça, que abriga a igreja e um campinho de futebol, é emoldurada por amendoeiras e casinhas coloridas que funcionam como bares, restaurantes e lojas de artesanato. De dia, o Quadrado é uma tranqüilidade só. Ao entardecer, porém ganha vida com o movimento no comércio, o vai-e-vem de nativos e turistas e a algazarra do futebol da molecada. Não deixe de conferir o visual descortinado pelo mirante atrás da igreja de São João, erguida em 1656. 

 

Caminhar até Arraial D’ajuda

Cerca de três horas de caminhada – 12 quilômetros ao norte – separam as praias de Trancoso das de Arraial d´Ajuda. Vá apenas na maré baixa para que os riozinhos do caminho não se tornem intransponíveis. Há barracas no percurso que tem como seqüência as praias de Rio da Barra, Taípe, Lagoa Azul, Pitinga, Parracho e Mucugê.

 

Passear na Praia do Espelho

Pela estrada de terra são 25 quilômetros e, pela praia, 16 quilômetros, sentido Sul. Indo a pé são quatro horas de caminhada e levar água e lanche é fundamental, uma vez que não há barracas nos muitos trechos de praias desertas. Além de apreciar as belezas naturais do Espelho, aproveite para curtir o charme dos bares de praia, que espalham almofadões nos gramados sombreados por coqueiros e nas espreguiçadeiras à beira-mar. Quem gosta de pedalar pode chegar ao Espelho de bicicleta, em passeios guiados que acontecem durante o dia e também em noites de lua cheia.

 

Praias

Aproveite que Trancoso oferece praias de estilos diversos e não deixe de badalar em Rio Verde, petiscar nas barracas da praia dos Coqueiros e relaxar em Itapororoca.

 

Passear de barco até Caraíva

A vila fica a 40 quilômetros de Trancoso, depois do Espelho. Além das praias, circule pelo centro do povoado, com ruas de areia e casario simples. Procurada pelos jovens, Caraíva tem noite animada, com muito forró. Barcos partem de Trancoso em direção a vila.

 

Praias

A maneira mais agradável de conhecer as praias de Trancoso é caminhando. Entre um mergulho e outro no mar de águas verdes, a vegetação de coqueirais divide o cenário com as falésias coloridas típicas da região. A partir da praia dos Nativos, a mais próxima da vila e ponto de parada de excursões, o destino é a deserta Rio da Barra. Já saindo da praia dos Coqueiros chega-se a Rio Verde, Pedra Grande, Itapororoca e Itaquena. Dá para chegar de carro em algumas praias, seguindo por estradinhas de terra. 

 

Praia dos Coqueiros

A praia dos Coqueiros é a mais próxima do Quadrado, a 15 minutos da vila, descendo pela direita. Tem recifes, coqueiros e barracas.

 

Praia dos Nativos

Base de excursões, a praia dos Nativos é a mais movimentada de Trancoso, com muitas barracas e águas calmas.

 

Rio da Barra

Repleta de coqueiros, a bonita praia do Rio da Barra tem barracas e pode ser explorada a pé, a partir da praia dos Nativos, ou de carro (acesso pela estrada de terra que leva ao Arraial d´Ajuda).

 

Rio Verde

Apesar das badaladas barracas de praia, Rio Verde é sossegada, não atraindo grupos de excursões. No verão, a filial do restaurante Tostex funciona a todo vapor, garantindo o burburinho dia e noite. Fica a 15 minutos a pé da praia dos Coqueiros, à direita do Quadrado.

 

Iraquena

Extensa e com piscinas naturais na maré baixa, Itaquena exige resistência – são duas horas e meia de caminhada partindo da praia dos Coqueiros. Passeios de jipe pela região incluem o selvagem cenário no roteiro.

 

Pedra Grande

Bastante tranqüila e sem estrutura de quiosques, Pedra Grande fica a meia hora de caminhada partindo da praia dos Coqueiros.

 

Ponta da Itapororoca

Na maré baixa, as águas mansas de Itapororoca formam piscinas naturais. Deserta, é acessível depois de uma hora de caminhada a partir da praia dos Coqueiros.

 

Nas Redondezas

Trancoso fica quase na metade do caminho entre duas encantadoras vilas, cada uma com seu estilo. A praia do Espelho é exclusivamente para descansar, com pousadas na areia da praia e cenários desertos a perder de vista. Já o Arraial d´Ajuda combina paisagens intocadas com burburinho dia e noite. 

 

Arraial D’Ajuda

Badalada, a mais estruturada vila da região oferece praias para todos os estilos – das movimentadas Mucugê (repleta de barracas) e Parracho, ponto de encontro de jovens e de praticantes do windsurf; à tranqüila Pitinga, uma charmosa enseada de areia fofa e falésias gigantes, onde o burburinho é menor. Uma vez no arraial, suba até o centro. No final da tarde, lojas, bares e restaurantes abrem as portas. É hora de comer, fazer compras e, para quem optou por esticar uns dias por ali, tirar um cochilo, pois a noite na Rua do Mucugê é animada e só começa depois da uma da manhã. Fica a 50km.

 

Praia do Espelho

O passeio à praia do Espelho pode ser feito em apenas um dia mas, infelizmente, não permitirá desfrutar de todas as mordomias da bucólica vila com pousadas na areia da praia, barracas que espalham almofadões nas sombras de coqueiros e restaurantes que capricham nas combinações exóticas. Quem não puder pernoitar deve incluir no roteiro pelo menos uma caminhada às praias do Outeiro e dos Amores, praticamente desertas. Espelho fica a 25 quilômetros de Trancoso pela estrada de terra. Ou a 16 quilômetos pela praia (acesso apenas a pé).

 

Compras

Os souvenires típicos de Trancoso são as casinhas coloridas de cerâmica que remetem ao Quadrado, onde estão lojas de artesanato e ateliês. Também encantadoras são as telas assinadas pelo artista Damião, nativo da vila, e as peças importadas de antiquários italianos dispostas na loja Etnia. Na Jacaré Brasil, que tem filial em São Paulo, predominam objetos rústicos como colares indígenas e candelabros.

 

Informações Úteis

  • DDD 73
  • Informações Turísticas
    Secretaria de Turismo de Porto Seguro
    Tels: 3288-3708 / 4299
  • Aeroporto Internacional de Porto Seguro
    Estrada do Aeroporto, 1500 – Cidade Alta
    Tel.: 3288-1880
  • Terminal Rodoviário de Porto Seguro
    Cidade Alta
    Tel: 3288-1039
  • Estação Rodoviária de Trancoso
    Av. Nove de Agosto (próxima ao Quadrado)
    Tel.: 3668-1147
  • Táxi
    Praça São João
    Tel: 3668-1260
  • Moto Táxi
    Av. Nove de Agosto, 697
    Tel: 3668-2285
 

Costumes e curiosidades

Durante o dia o movimento é muito pequeno no Quadrado. As lojas e os restaurantes da área costumam abrir suas portas somente no final da tarde. Enquanto estiver aguardando o atendimento, aproveite para assistir às partidas de futebol entre os nativos ou às apresentações de capoeira que acontecem no campinho da praça.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.