TURQUIA, CÁUCASO & UZBEQUISTÃO – IMERSÃO ENTRE O MUNDO ANTIGO E A MODERNIDADE

Os destinos da Eurásia são marcados pela profunda mescla de culturas ocidentais e orientais, dando aos países que ali se situam uma identidade cultural muito particular. A Turquia é um dos países mais belos e multiculturais desta região, tendo sua principal cidade dividida entre Europa e Ásia. Viajar pela Turquia, Armênia, Geórgia e Azerbaijão proporciona experiências de cunho histórico, romântico, gastronômico e religioso. Seja qual o perfil do viajante encontrará a magia do Oriente com o conforto do Ocidente. Para os mais aventureiros, o Uzbequistão, localizado na Ásia Central, possui um apelo forte pelo desconhecido. O país foi centro de um dos momentos mais importantes da história mundial, a Rota da Seda, que em muito contribuiu para o desenvolvimento de diversas nações.

 

ALMOÇO COM FAMÍLIA TURCA NA CAPADÓCIA

Sem dúvidas a culinária turquesa é um dos melhores atrativos que podemos encontrar no país. Na Capadócia, região onde predomina uma beleza única os convidados poderão almoçar junto a uma família local, em uma tradicional casa-caverna, este ambiente se torna um atrativo a parte podendo proporcionar exclusividade e conforto. Além disso, é possível organizar uma aula de culinária com os próprios moradores.

 

 

 

DESCOBRINDO OS VALES DA CAPADÓCIA A PÉ COM O SR. MEHMET

Mehmet um nativo da região e um grande apaixonado por explorar os vales da Capadócia, conhece a fundo cada uma de suas curvas. Esta atividade propõe desbravar a impressionante área de natureza rochosa da região, em um tour guiado onde aprende-se  a história do lugar ao longo da caminhada.

 

 

 

NAVEGANDO PELO MAR EGEU

Se você está à procura de tranquilidade e lugares paradisíacos a escolha certa é o Blue Cruse na costa turca. Uma viagem pelas encantadoras águas azuis do Mar Egeu em um charmoso gulet – que nada mais é que um barco turco bem tradicional na região, feito de madeira. Os convidados porem mergulhar e nadar nas cristalinas águas do mediterrâneo turco, deliciar-se com comidas preparadas a bordo ou excursões a pequenas vilas de pescadores e atrativos da região. E isso tudo feito sob medida e na proporção que os convidados preferirem.

 

 

BANHO TURCO

Está é uma tradição que os nativos adoram, e muito procurada por viajantes que desejam relaxar. O banho turco teve um papel fundamental em seu desempenho como instituição social durante o Império Otomano.  Banhos públicos, aberto a todos que se localizavam em cidades e aldeias. Ao contrário das tradições masculinas, as mulheres frequentavam os banhos em grupos.  Nesta experiência será oferecido um banho turco revitalizante da forma antiga, para melhor proveito dos convidados: as mulheres se reunirão para aproveitar em grupo enquanto que os homens vão experimentar o banho em uma tradicional barbearia turca.

 

GEÓRGIA

A Geórgia é um destino repleto de patrimônios históricos em uma localização privilegiada pela natureza. Um dos mais saborosos atrativos do país são suas belíssimas vinícolas e adegas com uma reputação impecável. A região de Kakheti, por exemplo, é lar dos melhores vinhos da região do Cáucaso, onde uvas são cultivadas há mais de 7000 anos e ainda são prensadas com os pés para evitar o esmagamento das sementes, dando um sabor amargo ao vinho. O processo de fermentação também é muito singular, pois os barris de barro são enterrados sob o solo para garantir a fermentação ideal. Considerado um destino ideal para degustação de vinhos, a Tekser pode organizar roteiros a medida para os viajantes que desejam conhecer o melhor dos vinhos do Cáucaso. Outra joia escondida da Geórgia é a sua culinária. A cozinha georgiana tem muito a oferecer e é uma estrela em ascensão. Que tal um tour gastronômico passando pelos melhores restaurantes do país e aprendendo com mestres nativos o melhor da comida local?

 

ARMÊNIA

Reclusa entre as montanhas da região do Cáucaso, a Armênia possui milhares de anos de história e incontáveis belezas naturais. Seus antigos monastérios construídos em cenários deslumbrantes sobre às montanhas e vales são o símbolo do país, como Noravank, Haghartsin, Haghpat e Geghard. A Armênia é um lugar onde o visitante ficará intrigado com a história, impressionado com os monumentos, maravilhado com as paisagens e encantado com a hospitalidade local. Uma de suas curiosas atrações é o Wings of Tatev, eleito o teleférico mais longo do mundo pelo Guinness World Records. A história do país teve um trágico momento durante o século passado que é homenageado pelo Museu e Memorial do Genocídio Armênio, construído em tributo às vítimas do massacre ocorrido no antigo Império Otomano entre os anos de 1915 e 1922. O local muito se assemelha ao Museu do Holocausto em Israel, e nele os visitantes podem testemunhar com fotos, documentos, documentários e filmes este triste episódio da Armênia.

 

AZERBAIJÃO

O Azerbaijão é uma mistura da modernidade ocidental com a tradição oriental. Nem europeu, nem asiático, o país é ao mesmo tempo uma conexão de antigos impérios e uma nação em constante transformação. Um dos símbolos da modernidade do país é o incrível Heydar Aliyev Center, um centro cultural projetado como uma estrutura complexa de tirar o fôlego. O local inclui o Auditório (centro de convenções), um museu, salas de exposições e escritórios administrativos. O museu foi projetado pela renomada arquiteta Zaha Hadid e é considerado um dos símbolos da moderna Baku. No primeiro andar do Centro é apresentada a exposição “Obras-Primas do Azerbaijão”, contando com exposições únicas que refletem a riqueza natural do destino e a longa história do país e sua herança cultural.

 

UZBEQUISTÃO

O Uzbequistão é a casa de antigas e históricas cidades profundamente ligadas à fascinante história da Rota da Seda. Ostentando construções e templos históricos, o país é a maior atração da Ásia Central. A milenar Samarcanda, situada no vale do rio Zerafshan, é a segunda maior cidade do Uzbequistão e tem a mesma idade de lugares como a Babilônia ou Roma. A história de Samarcanda tem cerca de 2.750 anos e testemunhou muitas revoltas durante os tempos de Alexandre o Grande, a Conquista Árabe, a Conquista de Gengis-Khan e, por último, a de Tamerlão. Assim, a cultura da cidade foi desenvolvida e misturada com as culturas iraniana, indiana, mongol e um pouco das culturas ocidental e oriental. Outro local histórico do país é a cidadela e fortaleza de Ark, a antiga residência de Bukhara para os antigos Khans (soberanos mongóis). De acordo com as últimas escavações, foi descoberta que a construção data do século 4 a.C..