Turquia

 

 

 

Poucos países são tão impregnados de histórias e tantas culturas milenares. Testemunha de acontecimentos que marcaram civilizações, a Turquia marca genuínos tesouros da humanidade, adornados pelo alegre e animado de suas principais cidades.

            Fascinante pedaço de terra incrustado entre a Europa e a Ásia, banhada pelo Mediterrâneo, Mar de Marmara e Mar Egeu, a Turquia oferece um panorama inesperado e sedutor, com surpreendentes e variadas paisagens, monumentos majestosos, excelente gastronomia, além do rico artesanato que justifica um passeio pelos mercados.

            A região conhecida como Ásia Menor é a síntese do Oriente com o Ocidente, oferecendo aos visitantes a oportunidade única para aprender e apreciar a cultura deste povo tão caloroso e autêntico.

 

Istambul

 

Efervescente e bela, Istambul é a única cidade no mundo que está dividida em dois continentes, o europeu e o asiático. A cidade ocupa os dois lados do estreito de Bósforo que divide o Mar Negro e o Marmara.

Abrigando os tesouros dos impérios romano, Bizantino e Otomano, Istambul ostenta riquezas históricas incomparáveis, refletidas nos magníficos monumentos que a enfeitam, representando um imenso relicário.

Emblemática, a cidade era chamada de Constantinopla até 1453, quando o Império Otomano decretou o fim do império Bizantino. Durante o Império Otomano, ambos os nomes, Constantinopla e Istambul, foram usados. Istambul só se tornou oficial em 1932, quando a república da Turquia foi fundada. Por muitos séculos foi um riquíssimo entreposto comercial entre a Europa e a Ásia, bem como rota de chegada da Rota da Sede.

Embora não seja mais a capital da Turquia, Istambul é a maior e mais importante cidade do país. São diversas atrações que merecem destaque e impressionam por seu patrimônio histórico, religioso e cultural.

 

Passeios em Istambul:

 

Palácio Topkapi Sarayi

Monumental conjunto arquitetônico que serviu da residência dos sultões por quase 400 anos. Seus diverssos pavilhões e pátios formavam o coração do Império Otomano.

Em 1924 o Palácio foi transformado em museu aberto ao público e desde então é uma das atrações mais visitadas da cidade. Sugerimos chegar cedo e visitar primeiro o Harém, um labirinto de luxuosos salões onde viviam as mulheres e concubinas dos sultões. Outro ponto imperdível é o andar dos tesouros que conta com incríveis trabalhos em ouro e pedras preciosas, verdadeiras relíquias deixadas pelos sultões.

 

Palácio Beylerbeyi

Construído em 1860 para ser residência de verão do Sultão Abdül Aziz e receber chefes de Estado em visita ao país. O ambiente mais interessante é o salão de recepção, que inclui uma piscina e uma fonte, pois água corrente era algo muito apreciado nas casas Otomanas.

 

Santa Sophia

A Igreja de Divina Sabedoria é a construção mais impressionante de Istambul. Erguidas no Século VI pelo Imperador Justiniano, foi considerada até o ano de 1453 a maior igreja cristã. Com a queda de Constantinopla frente ao Império Otomano, foi convertida em mesquita e ganhou mais adornos em sua decoração, como fontes, túmulos e minaretes.

Além de sua construção, mosaicos bizantinos espalhados pelo interior da igreja, especialmente em sua cúpula, são impressionantes. Outro ponto alto é a Fonte de Ablução, que servia para rituais de lavagens.

 

Mesquita Azul

A mesquita é chamada de “Azul” devido aos azulejos Iznik em seu interior. Visitantes são bem vindos na maior parte do dia, porém, como é uma mesquita ativa para orações, fica fechada durante meia hora para cinco orações diárias. Ás sextas-feiras pode ficar mais tempo fechada por ser um dia sagrado para os muçulmanos. O grande atrativo é observar as cúpulas por dentro e por fora, pintadas com seus desenhos de arabescos floreados e os 6 miranetes, que tornam o seu edifício um dos mais famosos do mundo.

 

Mesquita de Suleiman

Uma das mesquitas mais importantes de Istambul. Não apenas um local para orações, contava com um complexo filantrópico que incluía um antigo hospital, escolas e casas de bancos turcos. Tem destaque o túmulo se Suleiman, seu fundador.

 

Hipódromo Bizantino

Foi o centro político e esportivo de Constantinopla no século III. Hoje é um parque calmo no meio da cidade que conta com monumentos fantásticos, como o Obelisco Egípcio, de 1500 a.C., que ficava em Luxor (Egito) até ser trazido para a cidade por Constantino.

 

Grand Bazaar

É o maior mercado da Turquia, repleto de artesanatos como os tapetes turcos, cerâmica, trabalhos em mosaico, trabalhos em cobre, itens em couro, algodão, abalastros entre outras antiguidades. São mais de 4000 tendas onde se devem barganhar os melhores preços.

 

Mercado Egípcio de Especiarias

Mercado de especiarias com as mais exóticas fragrâncias do Oriente. Comidas típicas turcas são encontradas no mercado bem como frutas secas, nozes e sementes. Ale disso, é possível encontrar diversos produtos para casa, brinquedos e roupas.

 

Passeio de Barco pelo canal do Bósforo

Imperdível é o cruzeiro pelo canal de Bósforo, ideal para apreciar toda a beleza de suas margens, a riqueza dos palácios e a arquitetura que enaltece a cidade de Istambul. Alguns dos melhores restaurantes estão nas margens do canal. Os pontos mais recomendados são:

- Ponte do Bósforo (Ponte de Atatürk)

Também conhecida como Ponte Intercontinental, pois faz a ligação entre dois continentes. Foi construída em 1973, é a sexta maior ponte suspensa do mundo.

- Palácio Dolmabahçe

Foi construído em 1856 pelo sultão Abdül Mecit, em plena fase de decadência do Império Otomano, mas ainda sim o Palácio ostenta muito luxo e extravagância. Dentre os principais pontos para explorar está o banheiro principal, no qual as paredes são revestidas de um fino alabastro do Egito e as torneiras de prata maciça, bem como a inusitada escadaria, feita de cristal Baccarat e bronze, com corrimãos de mogno.

- Rumeli Hisari (Fortaleza da Europa)

Situada no ponto mais estreito de Bósforo, a Fortaleza foi construída pelo conquistador Mehmet em 1452 para a conquista de Constantinopla e para controlar o fluxo comercial. Hoje é sede de espetáculos a céu aberto durante os festivais de Música e Dança de Istambul.

Kariye Camii (Ex-Igreja de São Salvador em Chora)

Nesta igreja do século XI estão belíssimos afrescos e mosaicos bizantinos. Pouco se sabe sobre o nome da antiga igreja, hoje transformada em mesquita. O bairro “Chora” significa “Campo”, fazendo referência á área rural da cidade.

 

 

Restaurantes de Istambul:

 

A Turquia é famosa pelo uso abundante de vegetais e temperos. Conseqüente de sua cultura milenar, a culinário turca traz o legado de uma cozinha imperial, na qual centenas de cozinheiros especializados em diferentes tipos de pratos tentavam agradar o paladar real. Além disso, sua estratégia localização entre o oriente e o mediterrâneo contribui para a formação de uma cozinha única que mistura tão bem os sabores ocidentais e orientais.

Entre os pratos mais apreciados pelos turcos está a Çorbasi, famosa sopa de iogurte com grãos ou arroz, que é tomada a qualquer hora do dia. Há muitos pratos feitos com berinjela e pimentões, como o Karniyarik, berinkela recheada com carneiro moído, pinhão e passas.

Dentre as bebidas alcoólicas a preferida é o raki (leite de leão), um drinque feito de anis, transparente ou de coloração esbranquiçada quando se acrescenta água. A bebida acompanha peixes ou entradas, chamadas mezes.

A bebida do dia-a-dia dos turcos são os chás. Preparados com açúcar, sem leite, feitos no samovar, uma grande chaleira de metal. Os mais usados são o chá preto, chá de laranja e maçã.

 

 

Ulus 29 Restaurant and Club

Um dos restaurantes mais trendy de Istambul, está ambientado em estilo turco moderno e cercado por um belo terraço, com vista para o canal de Bósforo e suas pontes. Da cozinha saem lagostas, sushis e interpretações modernas da culinária local. Os mais animados podem “esticar” o programa no mesmo endereço, ficando para danças no Club 29.

Informações: 1 Kireçhane Sokak, Adnan Saygun Caddesi,UlusPark.

Tel: 90 21 2265 9181

 

Körfez Restaurant

Especializado em peixes e frutos do mar, é um dos melhores restaurantes da cidade. Localizado na lado Asiático, tem serviço de traslado para levar os clients do lado europeu para a outra margem do Bósforo.

Informações: Körfez Cad 78, Kanlica.

Tel: 90 21 6413 4314.

É necessário agendar o traslado de barco com antecedência.

 

Asitane Restaurant (Hotel Kariye)

Famoso pela autêntica culinária Otomana. O cardápio consiste em pratos tradicionais e receitas retiradas dos arquivos do Palácio Topkapi.

Informações: Kariye Camii Sok 18, Edirnekapi.

Tel: 90 21 2534 8414

 

Tugra Restaurant (Ciragan Palace Hotel Kempinski)

Com uma bela vista do canal de Bósforo, o restaurante serve pratos da culinária turca e Otomana, com um serviço excepcional. Durante o jantar pode haver apresentações de música tradicional turca, o fasil.

Informações: Ciragan Cad 84, Besiktas.

Tel 90 21 2326 4646.

 

Restaurante do hotel Lês Ottoman

Ás margens do Bósforo, este restaurante de culinária otomana está localizado dentro de um pequeno hotel que pertencia a uma tradicional família de pachás. Com uma bela vista, o restaurante é elegante e tem como base para seus pratos os frutos do mar.

Excelente carta de vinhos.

Infomações: Muallim Naci Cad., 68 – 34345 Kurucesme.

Tel: 90 21 2359 1500

 

Reina (Hotel Four Seasons Istambul)

De culinária internacional, este restaurante serve pratos refinados em um ambiente muito elegante, que oferece opções de entretenimento e um bar, com vista para o Bósforo.

Informações: Tevkifhane Sokak, 1 Sultanahmet-Eminönü.

Tel: 90 21 2638 8200

 

Seasons (Hotel Four Seasons Istambul)

A elegance e o refinamento desse restaurante são completados com a decoração e as obras de arte de diversos artistas turcos contemporâneos. Possui um belo jadim, sendo um verdadeiro oásis de tranqüilidade no centro da agitada Istambul.

Informações: Tevkifhane Sokak, 1 Sultanahmet-Eminönü.

Tel: 90 21 2638 8200

 

 

Tike

Restaurante tursco ideal para degustar os típicos kebabs, oferecendo também deliciosos aperitivos. Um dos restaurantes mais conhecidos da cidade possui ambiente casual e um belo jardim aberto nos meses de verão.

Informações: Kazim Özalp Caddesi, 58 Kadiköy.

Tel: 90 21 6467 5914 / 4673247.

 

Hunkar

O dono deste restaurante é um famoso chef, especializado em preparar receitas originais de culinária otomana.

Informações: Mutfak Türü: Osmanli Mutfagi.

Tel: 90 21 2296 3811.

 

Alem

Localizado em uma estreita rua próxima ao mercado de peixes, é um restaurante que oferece jantares típicos turcos, com apresentações de música ao vivo.

Informações: Istihlal Cad Nevizade Sok, 8/10.

Beyoglul.

Tel: 90 21 2249 6055.

 

Hamdi

Típico restaurante turco próximo ao Mercado Egípcio de Especiarias. Durante o verão, seu terraço aberto proporciona uma bela lista do estreito de Bósforo e do Chifre Dourado. Grande variedade de grelhados e aperitivos em seu cardápio, servidos em um ambiente casual.

Informações: Tahmis Caddesi Kalçin Sokak, 17. Eminönül.

Tel: 90 21 2528 0390.

 

Park Fora

Localizado num parque próximo ao Bósforo, é um dos mais famosos estaurantes na cidade, servindo pratos compostos por frutos do mar em um ambiente elegante e vibrante.

Informações: Muallim Naci Cad., 134. Kuruçesme Istanbul.

Tel: 90 21 2265 5067.

 

Balikci Sabahattin

Restaurante muito conhecido na parte antiga de Istambul serve uma grande variedade de pratos turcos, como peixes grelhados, saladas, frutas, sobremesas e café turco.

 

Bebek Balikci

Grande variedade de pratos compostos por frutos do mar é o que este restaurante no Bósforo oferece.

Informações: Cevdet Pasa Caddesi, 26/A, Bebek.

Tel: 90 21 2263 3447.

 

Giritli

Muito conhecido por seus mezzes e frutos do mar, este restaurante é único na parte antiga da cidade.

Informações: Keresteci Hakki Sokak, Cankurtaran, Ahirkapi.

Tel 90 21 2458 2270.

 

Lacivert

Localizado na parte asiática do Canal de Bósforo, em uma pequena baía com uma extraordinária vista sob a moderna ponte que liga os dois continentes. Acesso por barco.

Informações: Körfez Cad, 57/A Anadolu Hisari.

Tel: 90 21 6413 4224.

 

360 Restaurant

Lozalizado no topo da Torre Misir, um dos mais belos edifícios no histórico distrito de Beyoglu, este restaurante possui uma vista de 360 graus da cidade. Sua culinária eclética, oferece uma grande variedade de sabores de todo o mundo.

Informações: Istiklal Caddesi Misir, 311, Beyoglu;

Tel: 90 21 2251 1042

 

Vogue

Sofisticado e moderno, o restaurante no último andarde um arranha-céu é lugar de moda e oferece culinária é mediterrânea. Ao entardecer, o bar ganha movimento alegre e elegante.

Informações: Spor Caddesi,BKJPlaza, A Block, 13th floor, Akaretler, Bepikpal.

Tel: 90 21 2227 4404.

 

Informações Úteis:

 

Documentação e Vacinas:

            Recomendamos fazer cópias das 3 primeiras folhas do passaporte.

            Todos os documentos originais deverão ser transportados na bagagem de mão e as cópias dos documentos despachados na bagagem.

            Para passageiros portadores de passaporte brasileiro não é necessário visto para Turquia, apenas passaporte com validade mínima de 6 meses da data do embarque e duas páginas em branco (lado a lado).

            Não é exigido nenhum teipo de vacina para entrar na Turquia.

 

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.