TRAVEL WORKERS | FORMENTERA – O ULTIMO PARAÍSO DO MEDITERRÂNEO

FORMENTERA – O ULTIMO PARAÍSO DO MEDITERRÂNEO

Onde é Formentera?! As Ilhas Baleares ficam no Mediterrâneo a apenas 1 hora de voo de Barcelona. As quatro ilhas principais (Maiorca, Menorca, Ibiza e Formentera), cada uma com seus encantos e peculiaridades, são um destino escolhido por milhões de turistas todos os anos. Há muitas razões para se perder por alguns dias em qualquer uma delas. Tem diversão para todos os gostos:  natureza, esportes, praias, cultura, vida noturna, paz, tradição, compras e muito mais.

 

Nossa ilha favorita: Formentera. É um paraíso perdido (ou achado!) pois tem uma excelente combinação de turismo e conservação ambiental. A ilha foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1999 pela presença de uma planta aquática chamada de Posidania Oceânica que se encontra em abundância por lá… Eis o porquê das suas longas praias de areia branca e águas cristalinas que a diferenciam de outras ilhas do Mediterrâneo.

Formentera ainda mantém o charme de uma ilha pequena, rural, acolhedora e mágica… E, além disso, oferece infinitas opções para todos os gostos: praias de águas cristalinas, caminhadas, mercados locais, caiaque, mergulho, vela, uma gastronomia requintada, vida noturna, cultura, história… Tem tudo! Prova disso são as belas praias de Ses Illetes ou Caló des Mort, os deliciosos “calamars a la bruta”, “ensalada payesa” (salada com “peix sec”, típico peixe seco da ilha) e “flaó” (bolo de queijo fresco com hortelã) ou suas igrejas, vestígios arqueológicos, moinhos e faróis.

Como chegar ao paraíso?  Você pode voar para Ibiza e, de lá, pegar uma das balsas de linha regular que leva você ao porto de La Savina em Formentera, ou você também pode navegar a partir de algum ponto na Península Ibérica ou das Ilhas Baleares em iate particular ou veleiro. Uma vez lá, é melhor contratar um pequeno carro ou moto para se deslocar pela ilha. Assim, fica mais fácil acessar  os caminhos estreitos que levam a alguns dos melhores pontos da ilha.