KOH SAMUI EM TRÊS ESTILOS

Dizem que se apaga lentamente quem se torna um escravo do hábito. Por isso decidimos mostrar este paraíso ainda pouco procurado. Koh Samui é uma ilha localizada no Golfo da Tailândia, há 80 quilômetros da costa continental e a apenas uma hora de vôo da deslumbrante cidade de Bangkok. Localizada ao sul da ilha ela encanta a todos que desejam desbravá-la.

Uma das razões pelas quais decidimos falar sobre Koh Samui, foi graças à sua localização geográfica, tem uma sazonalidade diferente das ilhas do mar de Andaman. Em Koh Samui as chuvas começam no final de outubro e terminam em meados de dezembro, diferentes de outros lugares da Tailândia, o que pode favorecer o roteiro de alguns viajantes.

Neste post também será possível conhecer um pouco de seus melhores hotéis, dicas importantes para quem deseja ter uma estadia satisfatória neste paraíso, sem passar sufoco.

W KOH SAMUI

Reconhecido como o único hotel “lifestyle” na ilha, o W está localizado ao norte entre Maenman e Bo Phut. Duas das pouquíssimas praias que são livres de rochas em Koh Samui.

A praia do hotel é quase privada, dado o difícil acesso para os visitantes de fora. Esse lugar exclusivo e tranquilo nos permite desfrutar de uma vista única sobre o Golfo da Tailândia. A vista do lobby é impressionante já que você pode contemplar a piscina infinita que se funde com o azul do mar, as cores do pôr-do-sol com um forte tom vermelho e as chamas do show, refletindo uma combinação digna de contemplação.

E o show não para por aí. Lá você também vai encontrar uma cama a densa vegetação que circunda as vilas e esconde um mar de azul único. Uma paisagem que evoca tranquilidade e paz difíceis de interromper e que pode ser vista das 74 vilas do hotel, todas com piscina privada. Um privilégio único.  O interior de cada quarto também não deixa de surpreender: a decoração é inspirada num paraíso moderno, com muitas cores brilhantes, onde o vermelho se destaca harmoniosamente com o pôr do sol oferecido pelo Golfo da Tailândia. 

A oferta gastronômica neste hotel é ampla. Conta com três bares e três restaurantes que se ajustam a todos os tipos de paladar. Isso sem contar com o serviço de quarto intrépido, onde você é servido em uma mesa –literalmente– flutuante na piscina privada da vila. Além do jantar flutuante, além de duas “festas silenciosas” no Woo Bar, onde você é cercado por muitas pessoas, mas curtindo sua escolha musical sem interagir, graças aos fones de ouvido. Essa experiência foi como um parênteses na agitada noite tailandesa, um tipo de entretenimento bastante particular.  

DESTAQUES

O W Koh Samui tem um espaço único na ilha chamado The Barrel Room. Nele, os cocktails são armazenados em barris de madeira especialmente concebidos para preservar o mais emblemático da marca. Esta experiência pode ser acompanhada por um dos charutos que compõem a grande seleção que abrange o melhor da tabacaria de todo o mundo, que o hotel mantém cuidadosamente neste mesmo lugar.

Outra visita obrigatória é o Fisherman’s Village. Há apenas cinco minutos do W Koh Samui, após as 17h, você poderá descobrir os vestígios da cultura francesa nesta ilha.

O que é imperdível quando está em W Koh Samui?

Se você é apaixonado por capturar o melhor sunset e aproveitar momentos de relaxamento que a natureza lhe proporciona, você não pode perder o pôr do sol com uma vista de 270 graus do Golfo no Woo Bar, logo atrás da piscina de borda infinita. Na entrada principal do hotel, recomendo acompanhá-lo com o principal coquetel do hotel, o “Dragão Tailandês”, à base de whisky, abacaxi e coentro.

Não perca a oportunidade de participar de uma emocionante sessão de “Muay Thai” ao ar livre e aperfeiçoe seu estilo de boxe na terra de famosos pugilistas. Você terá a assessoria de treinadores especializados na academia do hotel.

THE RITZ-CARLTON, KOH SAMUI

Majestoso e sofisticado, o hotel inaugurado em outubro de 2017 está localizado em uma baía particular ao noroeste da ilha. Os tons terrosos que predominam nas paredes de pedra do hotel, misturam-se com a montanha e a areia da praia, como se as 176 suítes e vilas sempre tivessem feito parte daquela paisagem. Um estilo de decoração sóbrio com muitos toques de madeira e pedra criam o cenário perfeito para desfrutar de uma oferta gastronômica incomparável na ilha, desde os pratos mais típicos do Sudeste Asiático à mais emblemática cozinha da Europa, sempre com o caloroso e distinto serviço da marca Ritz-Carlton.

Este hotel oferece vários tipos de acomodações em 60 vilas com piscinas privadas, que se encaixam perfeitamente em viagens feitas com os pequenos. Vale ressaltar que o Ritz Kids possui uma equipe profissional responsável pelo entretenimento e atendimento das crianças com diferentes tipos de experiências, combinando cultura local e atividade de aventura dentro do complexo do hotel. Para os maiores, há também muitas opções, como passeios em iates exclusivos, cinema na praia, entre outras atividades, que ajudam a desconectar e aproveitar a paisagem relaxante.

Não podemos deixar de falar sobre o impressionante spa, que foi projetado para os clientes desfrutarem dos tratamentos ao ar livre, que misturam rituais especiais e produtos locais. Lá também há um bar onde bebidas saudáveis foram criadas de acordo com cada tratamento para gerar resultados ainda mais eficazes.

DESTAQUES

O Ritz Kids oferece, dentro de seus programas, pesca esportiva para crianças na piscina natural do restaurante Pak Tai, localizado na praia do hotel. Esta piscina recria um habitat natural, com água do mar e vegetação marinha, oferecendo uma grande variedade de peixes característicos do Golfo da Tailândia.

Em comparação ao renomado festival da água Songkran – celebrado em abril para receber o novo ano tailandês – o spa tem como um de seus principais rituais a terapia da água, usando ervas aromáticas e flores em um banho de essência que só pode ser experimentado nesta parte do mundo, dadas as variedades de orquídeas endêmicas deste lugar.

O que é imperdível no The Ritz-Carlton, Koh Samui?

Noites de sábado são para apreciar a experiência de um restaurante pop-up chamado “Baan Talat”. A equipe de cozinha recria um mercado de comida de rua em estilo tailandês, onde você pode se dar alguns caprichos gastronômicos, como Pad Thai, manga de arroz, perna de porco, entre outros pequenos lanches desta região. Não pense em perder está atração!

VANA BELLE, A LUXURY COLLECTION HOTEL, KOH SAMUI

Honrando seu nome, “Vana Belle” (que significa “bela floresta”) está escondido em um canto da selva da ilha na praia de Chaweng Noh, que possui seis quilômetros de extensão ao longo do Golfo. O local reconhecido por ser o lugar onde o entretenimento, a área comercial, a vida noturna e os restaurantes mais renomados da ilha convergem. Esta localização permite que os hóspedes estejam em uma área estratégica para desfrutar da tranquilidade da paisagem, e a apenas alguns passos para se integrar ao local mais movimentado da ilha.

Este lendário hotel abriu as suas portas em 2007, tornando-se uma referência em resorts de luxo em Koh Samui. Os elefantes foram a inspiração para o artista que decorou o local. Percebe-se o cuidado em cada detalhe, como nas pequenas estátuas, na madeira e nas cores claras alusivas ao tom único da areia da ilha.  O hotel possui 68 suítes e 22 vilas, cada uma com terraço e piscina privada com vista infinita para o mar.

As vistas das varandas são extraordinárias, voltada por árvores e plantas exóticas originais deste tipo de selva e pequenos riachos de água doce que estão interligados por todo o hotel até chegar a uma fonte de água natural na praia.

DESTAQUES

As boas-vindas do hotel é somente um pedacinho do que está por vir quando o hóspede chega a este santuário de elefantes. Envolto em uma experiência que gira em torno dos elementos mais perfeitos da cultura tailandesa, o check-in torna-se um registro memorável.

A equipe de recepção é responsável por receber cada um dos convidados com o ritual de flores e desejos, lavando as mãos dos convidados com água de flores de jasmim, enquanto oferece um drinque de orquídeas roxas em um porta-copos em forma de flor. Após a bebida, os hóspedes podem fazer uma oferenda de flores para o santuário de elefantes localizado logo na entrada do hotel, onde se deseja algo não material.

O que é imperdível em Vana Belle, a Luxury Collection Hotel, Koh Samui?

A experiente equipe de concierge Les Clefs d’Or de Vana Belle recomenda uma visita ao Parque Nacional Marinho Ang Thong. Eles são responsáveis por projetar uma experiência de luxo em um local ainda intocado, composto de 42 ilhas, sendo o parque marinho um dos mais importantes da Tailândia.

Navegando entre as ilhas, enquanto brinca de dar nome às formas das rochas, você poderá apreciar os diferentes tipos de vegetação, nadar em águas calmas e cristalinas observando cardumes de peixes, e depois desfrutar de um piquenique composto por grande variedade de frutas frescas da região. A mistura perfeita para desfrutar de um dia de total desconexão neste paraíso marinho.

Ao final da viagem, você voltara entendendo a verdadeira essência do luxo asiático: o delicado e perfeito equilíbrio entre as paisagens paradisíacas, o calor humano de sua gente, o encanto das acomodações e o cuidado requintado de cada detalhe.  Um destino para repetir e recomendar, sem nenhuma sombra de dúvida. 

Essas dicas foram inspiradas em Sarah Williams.